domingo, novembro 19, 2006

VIDA SAUDÁVEL

Título do trabalho: VIDA SAUDÁVEL

Professora orientadora: Rosimere Marangoni

Alunos envolvidos: Alexandre Vicente, Diego Bernardes, Durval da Silva, Franciele Morona, Kamila Jovêncio, Isabele Sartor, Sirlene Pirola.

Série:


Área:
Ciências

Descrição do trabalho:

“Saúde: estado do indivíduo cujas funções orgânicas, físicas e mentais estão em condições normais.” A saúde está relacionada não só a fatores biológicos. Está ligada a emoções e afetos, a relações com outras pessoas.

A saúde se constrói no dia-a-dia, a partir de pequenos hábitos, dependendo em grande parte de cada um de nós e de nosso estilo de vida. É obtida através de cuidados como alimentação balanceada, atividade física regular, realização freqüente de exames de saúde, atitude mental positiva diante da vida, horas de sono adequadas, prática de lazer ativo, e ainda os cuidados com a alma, tão ligada ao corpo, que contribuem para qualidade de vida.

É importante também uma boa integração com o ambiente. Isso implica manter relações de troca com o mundo que nos rodeia: o ar, a água, o solo, bem como todas as formas de vida. Nesse sentido, preservar a natureza e cuidar do bem-estar de todos é essencial à integridade da vida humana.

Além disso, uma alimentação balanceada aliada à prática regular de exercícios ajuda a manter o equilíbrio físico e psíquico. Uma postura de vida otimista, a mente sempre alerta e a flexibilidade diante dos fatos são ingredientes básicos para conservar a juventude e a beleza. É fundamental gostar de seu próprio corpo, abraçar a vida e aprender a valorizar seus pontos positivos.

Para isso, o papel da informação é a forma mais responsável de nos fazer conscientes e nos ajudar na manutenção de nossa saúde. Por isso, os alunos das turmas 71 e 72, reuniram as informações obtidas durante este ano, através das aulas e de pesquisas realizadas, sobre:
· algumas problemas que afetam o corpo humano, como: bulimia, anorexia, obesidade, diabetes, colesterol, alguns tipos de câncer, entre outros – o que são, como curá-los e como prevení-los;
· alimentação balanceada e hábitos saudáveis;Para que mais pessoas fiquem informadas, passem a valorizar atitudes e comportamentos favoráveis à saúde e possam viver melhor.

Nenhum comentário: