domingo, novembro 19, 2006

O MUNDO VEGETAL

Título do trabalho: O MUNDO VEGETAL

Professora orientadora: Rosimere Marangoni
Alunos envolvidos: Eduardo Hobold, Fagner de Souza, Felipe Leopoldino, João Luiz Ghislandi, Tiago Correa, Aline Rocha, Bruna da Silva, Jéssica Leopoldo, Jéssica de Souza, Júlia Scheffer, Sabrina Machado, Maristela, Patrick dos Santos.
Série:

Área:
Ciências

Descrição do trabalho:


Plantas, seres que dominam a Terra, estão presentes no dia-a-dia de todos; base da alimentação da cadeia viva; necessárias para manter o ar saudável; vitais para os animais e o ser humano. Fonte de matéria-prima para a produção de madeira, papel, tecidos, medicamentos e outros produtos químicos.

O Reino das Plantas é formado por uma variedade muito grande de organismos. Por isso, para facilitar seu estudo, as plantas podem ser divididas em grupos, de acordo com as características apresentadas: Algas Pluricelulares, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas. Mas todas são pluricelulares, com células dotadas de núcleo. São autotróficas realizando a fotossíntese. Apresentam tecidos e órgãos especializados, e suas células são cobertas por uma substância dura, a celulose. Vivem na água, na terra, nos pântanos e até nos desertos.

O Brasil é um dos países com maior diversidade vegetal. Apesar disso, corremos o risco de no futuro não encontrarmos tantas belezas, pois, ao longo dos anos muito já foi perdido com a degradação e a exploração desenfreada.

Difundir idéias ecologicamente corretas deve fazer parte do nosso dia-a-dia. Por isso, os alunos das turmas 61 e 62 realizaram diversas atividades como a construção de terrários para acompanhar o desenvolvimento e as funções vitais nos vegetais (como a respiração, a fotossíntese e a transpiração); coleta, estudo e classificação de vegetais; pesquisas; afim de conhecer melhor esse rico mundo vegetal para que possam, também, atuarem na preservação da nossa flora.

“Construir um futuro melhor, preservar a vida saudável
no planeta, só depende de cada um de nós, cidadãos
conscientes, focados na educação ambiental.”

Nenhum comentário: