domingo, novembro 19, 2006

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA


Título: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA

Prof:
Salete Goulart M.

Alunos envolvidos: Camila, Juliana, Fabiane, Ana Carolina ,Franciele P., Lucas, Natanael, Davi, Ana Paula, Talita, Kamila, Flavia.

Série:
81

Área: Edcação Física

Descrição do trabalho:

O alimento gostoso nem sempre é o mais saudável...
O alimento saudável nem sempre é o mais gostoso...
De um modo simplistico você é o que vc come. Os alimentos, de origem animal ou vegetal, fornecem ao ser humano os nutrientes necessários ao organismo – as substancias que constroem e mantem as células, permitem o crescimento e fornecem energia para os processos metabólicos vitais e as atividades do dia-a- dia.
Calcula-se que existem em torno de cinqüenta nutrientes considerados essenciais para o ser humano, sendo classificados em cinco grupos principais:

1. carboidratos
2. gorduras macronutrientes
3. proteinas
·
4. vitaminas
5. minerais micronutrientes

Um sexto componente vital na alimentação é a água, que representa o constituinte mais significativo do corpo humano e que precisa estar presente em grande quantidade em nossa dieta diária.
Com processo da digestão se permite o aproveitamento dos nutrientes em nossa alimentação, podendo durar de 3 a 4 horas, quebrando as grandes cadeias químicas dos macronutrientes em cadeias menores(micronutrientes), capazes de passar pelas paredes intestinais ate a corrente sangüínea(a maior parte desse aproveitamento se da no intestino delgado). Desta forma, os carboidratos complexos(amidos) transformam-se em carboidratos simples(glicose), as proteínas são quebradas em aminoácidos e as gorduras em glicerol e ácidos graxos.
Os nutrientes são, portanto, compostos químicos que desempenham funções especificas no corpo, como Por exemplo:

· Promover o crescimento e reparo dos tecidos (proteínas e minerais, como ferro e cálcio).
· Regular os processos orgânicos (vitaminas e sais minerais).
· Fornecer energia para os processos vitais e exercício físico (carboidratos e lipídios).
Isso e muito mais estará sendo apresentado na Iª Mostra Cultural.

Nenhum comentário: