Professora orientadora: Rosimere Marangoni
Alunos envolvidos:
Série: 6ª
Área: Ciências
Descrição do trabalho:
Os animais são seres pluricelulares, com células dotadas de núcleo. Alimentam-se da matéria orgânica de outros seres vivos. São capazes de locomoção, pelo menos em alguma fase do ciclo vital. De todos os seres vivos, eles constituem o maior reino. É nele que nós nos situamos.
Os animais que possuem esqueleto e coluna vertebral dentro do corpo são chamados de vertebrados. Essas estruturas são responsáveis pela sustentação e pela proteção do sistema nervoso. Os vertebrados constituem-se nos animais de maior tamanho e mais conhecidos pelo ser humano; apresentam diferenças entre si em tamanho, estrutura, modo de vida e em outras características, por isso são divididos em classes: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Há no mundo um número enorme de vertebrados, constituem, no entanto, apenas 5% das espécies de animais. Os outros 95% são formados por organismos sem coluna vertebral, os invertebrados. São invertebrados: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Alguns são exclusivamente aquáticos, vivendo isolados ou formando colônias; outros são terrestres; e alguns vivem dentro de outros seres vivos, como os parasitas.
O Brasil abriga uma das maiores diversidades de seres vivos do planeta. Nossa rica fauna está espalhada por diversos ecossistemas: na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica, no Pantanal, nos Campos e Cerrados, na Caatinga, nos manguezais, nos rios, nos mares e muitos outros pequenos ecossistemas. Mas, infelizmente, o Brasil é também um dos países que mais vêm destruindo seus ecossistemas, fazendo assim, desaparecer muitas espécies de animais e vegetais.Valorizando atitudes e comportamentos favoráveis à preservação do ambiente e ao uso racional de seus recursos e difundindo idéias ecologicamente corretas em nosso dia-a-dia estaremos contribuindo para manter a vida saudável no planeta. Pensando nisso, foram realizadas com os alunos das turmas 61 e 62, atividades que os levassem a conhecer melhor nossa fauna, principalmente da região sul, para que possam, também, atuarem na sua preservação. Os resultados desse trabalho, são expostos na forma de relatórios, fotografias e descrições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário