domingo, novembro 19, 2006

NOSSA RICA FAUNA

Título do trabalho: NOSSA RICA FAUNA

Professora orientadora: Rosimere Marangoni


Alunos envolvidos:
Diego França, Elton Dondossola, Mizael Barros Amanda Vieira, Ana Caroline Carvalho, Juliana Margotti, Kassiade Souza, Maria Eduarda Fidelis, Natália da Rosa, Alanquiverson Teixeira, Fernanda Tomaz, Karine Vicente, Ketlin Madeira, Maria Alice Cipriano.

Série:


Área:
Ciências

Descrição do trabalho:

Os animais são seres pluricelulares, com células dotadas de núcleo. Alimentam-se da matéria orgânica de outros seres vivos. São capazes de locomoção, pelo menos em alguma fase do ciclo vital. De todos os seres vivos, eles constituem o maior reino. É nele que nós nos situamos.

Os animais que possuem esqueleto e coluna vertebral dentro do corpo são chamados de vertebrados. Essas estruturas são responsáveis pela sustentação e pela proteção do sistema nervoso. Os vertebrados constituem-se nos animais de maior tamanho e mais conhecidos pelo ser humano; apresentam diferenças entre si em tamanho, estrutura, modo de vida e em outras características, por isso são divididos em classes: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. Há no mundo um número enorme de vertebrados, constituem, no entanto, apenas 5% das espécies de animais. Os outros 95% são formados por organismos sem coluna vertebral, os invertebrados. São invertebrados: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos. Alguns são exclusivamente aquáticos, vivendo isolados ou formando colônias; outros são terrestres; e alguns vivem dentro de outros seres vivos, como os parasitas.

O Brasil abriga uma das maiores diversidades de seres vivos do planeta. Nossa rica fauna está espalhada por diversos ecossistemas: na Floresta Amazônica, na Mata Atlântica, no Pantanal, nos Campos e Cerrados, na Caatinga, nos manguezais, nos rios, nos mares e muitos outros pequenos ecossistemas. Mas, infelizmente, o Brasil é também um dos países que mais vêm destruindo seus ecossistemas, fazendo assim, desaparecer muitas espécies de animais e vegetais.Valorizando atitudes e comportamentos favoráveis à preservação do ambiente e ao uso racional de seus recursos e difundindo idéias ecologicamente corretas em nosso dia-a-dia estaremos contribuindo para manter a vida saudável no planeta. Pensando nisso, foram realizadas com os alunos das turmas 61 e 62, atividades que os levassem a conhecer melhor nossa fauna, principalmente da região sul, para que possam, também, atuarem na sua preservação. Os resultados desse trabalho, são expostos na forma de relatórios, fotografias e descrições.

Nenhum comentário: