domingo, novembro 19, 2006

O LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA


Título do trabalho: O LÚDICO NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

Professora orientadora: Marcilene de Oliveira
Alunos envolvidos:
51- Schauana – Mariah – Larissa - Jeissy – João – Willian Rabelo – Sintia – Gabriel Pazeto – Naiara – Bruna – Gabriela
52 – Rafaela – Talissa –Thainara – Eduardo – David – Hian – Pitter

Serie:


Área:
Espanhol

Descrição do trabalho:

A brincadeira e o jogo são as melhores maneiras de se comunicar, sendo instrumentos que ela possui para relacionar-se com o outro. É através das atividades lúdicas que crianças, adolescentes e jovens podem conviver com os diferentes sentimentos que fazem parte da sua realidade interior e assim estabelecer suas relações sociais.
O jogo está presente no dia-a-dia do aluno. É por meio dele que se constrói grande parte do conhecimento, caracterizado pelo aspecto lúdico e prazeroso, e a interação com o outro é espontânea. Com o jogo, o “individuo” ultrapassa seus próprios limites, adquirindo autonomia na aprendizagem. Sendo assim, utilizamos desta ferramenta na disciplina de língua espanhola, a fim de que os alunos pudessem também praticar a linguagem oral e escrita, já que é uma língua estrangeira, embora com muitas semelhanças de nossa língua materna.
No dia-a-dia em sala de aula percebe-se o interesse dos alunos em estudar e principalmente “falar” a língua espanhola, por isso resolvemos trabalhá-la de uma forma dinâmica e lúdica. Algo que fluísse de forma espontânea e não tão mecânica.
Por meio deste trabalho constatou-se que os alunos progrediram mais e estão menos desinibidos, tendo um contato maior com a língua espanhola; têm menos receio de “errar”, pois no jogo ou na brincadeira a ultima preocupação é a de “errar”.
O jogo e a brincadeira também são métodos de ensino e brincando também se aprende.

Nenhum comentário: