quarta-feira, novembro 15, 2006

BASQUETEBOL


Título do trabalho: BASQUETEBOL

Professora orientadora: Salete Goulart Matos

Alunos: Guilherme Farias, Gian, Luiz Antonio, Josué, Marcelo, Willian S, Willian Z, Heitor, Juliano, Cristiano.
Série: 81

Área:
Ed. Física.

Descrição do trabalho:

A História do Basquetebol:James Naismith, professor da Universidade de Springfild, tinha como objetivo básico atender às necessidades físico - recreativas de seus alunos. Com esta finalidade, passou a estudar todos os esportes que tinha conhecimento, até chegar a criação do Basketball (1891).O jogo era de regras simples consubstanciado em apenas treze itens, para atender a pontos como:exercício completo (sem ser violento), científico, atraente e de fácil aprendizagem. Estes são os ingredientes necessários para conseguir despertar um interesse geral. Além disso, deveria comportar um grande número de jogadores, para que todos pudessem participar. Mais tarde (1896), com a divulgação desse jogo pela YMCA(Youg Men Christian Association) que é ACM (Associação Cristã de Moços) no Brasil, o número de jogadores foi fixado em 5, e assim permanece até hoje.
De suas pesquisas, Naismith concluiu que a bola deveria ser esférica, para se diferenciar de rugby, além disso o jogador não poderia correr ou caminhar com a bola em mãos, somente passá-la.Agora, o incansável professor precisava de um alvo. Pediu duas caixas aozelador da universidade. O zelador só conseguiu encontrar dois cestos queeram usados na colheita dos pêssegos. Naismith não se fez de rogado.Colocou os cestos, um em cada extremidade da quadra, suspensos por uma vara alta.
Hoje em dia, a cesta é suspensa por um "poste" de aço que se prende auma tabela retangular de acrílico transparente, que por sua vez sustenta um aro de ferro com uma rede presa sob ele.Resolvidos os primeiros problemas, o professor pôs-se a escrever as regras mais especificadamente, que com o tempo foram modificadas.
O basquetebol no Brasil, surgiu por volta de 1896, quando o professor Augusto Shaw, do Mackenzie college, de São Paulo, o que ensejou a aprendizagem do jogo. Consegui entusiasmar de tal forma os seus alunos que, desde logo houve vertical queda de interesses por outros exercícios recreativos. Todavia, a implantação definitiva do esporte só tomou vulto a partir de 1912, sob o impulso da campanha encetada pela Associação Cristã de Moços(ACM), do Rio de Janeiro.
Em 1925, disputou-se o primeiro certame brasileiro reunindo o Rio de Janeiro( antigo D.F) e São Paulo, com a vitória dos cariocas, numa promoção da Confederação Brasileira de Desportos(CBD), que dirigiu o basquetebol até 1933, depois sendo substituída pela Confederação Brasileira de Basquetebol(CBB), em 1941.
Esse é um pequeno histórico da evolução do basquetebol, dentro desse trabalho apresentaremos algumas regras que possam ser aplicadas nas aulas de Educação Física, tipos de passe, arremessos, jogadas.
Serão apresentadas através de vídeos , explicações e a prática propriamente dita.

Nenhum comentário: