terça-feira, agosto 15, 2006

HISTÓRICO DA ESCOLA HERCÍLIO AMANTE



A comunidade de Vila Floresta não possuía uma escola para as suas crianças tendo estas que se deslocarem até ao centro de Rio Maina, distante aproximadamente 2 km. Então formou-se uma comissão de moradores com o objetivo de fundar uma escola na vila.
A comissão foi liderada por Flávio Ronchi (na época era Presidente da SADIRMA – Sociedade Amigos do Bairro). A reunião foi realizada na venda do Senhor João Lemos Bordini. Tomaram parte nessa reunião os senhores: João Lemos Bordini, Ângelo Pizoni, João Bonfanti Filho, Ângelo Colombo, Martins Bonfante, Antônio Pirola, José Pirola, Santos Colombo, Antônio Pizzoni e Alfonso Pirola.
A mesma comissão foi até o prefeito Neri Rosa levar o pedido de solicitação. O pedido foi aprovado e no dia 12 DE JUNHO DE 1966 foi inaugurada a escola. A escola foi chamada de ESCOLA ISOLADA MUNICIPAL DE VILA FLORESTA.
O terreno, para instalação da escola, foi comprado pela comunidade. Cada família contribuiu com uma quantia em dinheiro. O terreno pertencia a José Pirola e Antônio Pirola.
A escola foi construída pela prefeitura, tendo uma sala de aula e uma cozinha (de madeira), com luz e água de poço.
Em 1971, a escola passou a chamar-se “Escola Reunida Hercílio Amante”, contando com 145 alunos.
Em 01 de março de 1971, a escola passou a chamar-se de Escola Hercílio Amante. Esta homenagem deve-se aos préstimos de Hercílio Amante como chefe de Educação e secretário de administração da Prefeitura Municipal de Criciúma.
Em 1990, passou a chamar-se “Grupo Escolar Hercílio Amante”, contando com 250 alunos.
Em 1994, passou a chamar-se “Escola Básica Hercílio Amante”, com a implantação de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental.
Em 2003, passou a chamar-se “Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Hercílio Amante”, de acordo com a Lei 4.547, de 23 de Outubro de 2003.
Em 2006, passou a chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Hercílio
Amante porque em consonância com a lei nº 11.114/2005, torna obrigatória a matrícula das crianças de 06 anos no ensino fundamental
.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, professora ana a pag: ficou bem legal
bjs xau

Amanda disse...

nossa meus Deus!!! adorei!! relembrei o tempo que passei ai!! estou morrendo de saudades!!Ae meus amigos que fiz ai...nunca esqueci de vocês!! e para os professores...estou morrendo de sauades de vocês!! Beijos...Amanda.../te adoro Bia,você é minha melhor amiga...eterna!!<3