sexta-feira, maio 14, 2010

LEITURA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E SABERES, UM CAMINHO PARA A CIDADANIA

O analfabetismo funcional é presença na vida dos brasileiros e, mesmo os que sabem ler e escrever têm dificuldades para compreender textos curtos e localizar informações, ainda que explícitas no texto.
Há algum tempo atrás, íamos para a escola para saber ler e escrever. Nos dias de hoje, em que as sociedades do mundo inteiro estão cada vez mais centradas na escrita, ser alfabetizado, isto é, saber ler e escrever, já não garante mais ao cidadão a participação efetiva em sua sociedade. Hoje vamos para a escola para nos tornarmos cidadãos letrados, que vai além do simples aprender a ler e escrever. Ser letrado é saber ler aquilo está escrito e aquilo que não está escrito, é saber ler o mundo em que se vive, ler a sociedade, é pensar, comparar idéias, fundamentar nossas opiniões, saber o que acontece ao nosso redor.
A escola de hoje tem procurado contribuir na formação de alunos letrados e percebemos que a falta de leitura acaba dificultando o trabalho desenvolvido em todas as áreas do conhecimento. Assim sendo, a escola EMEF Hercílio Amante, propôs-se a desenvolver o projeto de leitura intitulado: “LEITURA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E SABERES, UM CAMINHO PARA A CIDADANIA.”
Este projeto busca trabalhar a leitura e a escrita , que são funções sociais de obrigatoriedade escolar, oportunizando momentos de reflexão e análise para que os educandos percebam a utilidade e relevância da leitura e da escrita em suas vidas, levando-o ao letramento que é o caminho para o pleno exercício da sua cidadania.
A atividade de leitura favorece, num primeiro plano, a ampliação dos repertórios de informação do leitor, em segundo plano, estimula a busca por leituras de entretenimento que o façam encontrar na leitura um mundo de imaginação e um despertar para a criatividade. Consequentemente, a leitura como hábito, desenvolve a capacidade de compreender, interpretar e melhor entender como acontece a estruturação, a organização e as particularidades da língua falada e escrita.
O lançamento oficial do projeto aconteceu na noite de 29 de abril, mas diversas atividades foram desenvolvidas pelos professores em sala de aula nos meses de março e abril. Primeiramente, a comissão organizadora do projeto preparou um momento para despertar nos alunos o interesse para participar do projeto. Cada turma assistiu a um breve filme intitulado “Ler devia ser proibido”, que encontra-se no You Tube. A partir do filme foram feitas algumas reflexões sobre a importância da leitura em nossas vidas e os alunos puderam saber como o projeto de leitura será desenvolvido. Como uma das atividades propostas pelo projeto seria a realização de um Sarau Literário, as professoras desenvolveram diversas atividades relacionadas ao mundo literário e posteriormente apresentaram no dia do Sarau. O projeto de leitura ainda prevê, além das leituras que acontecem em cada área do conhecimento, uma leitura semanal de vinte minutos, em que serão oferecidos aos alunos diferentes textos para que realizem a leitura na escola. No dia marcado para a leitura, não serão somente os alunos que irão ler, mas todo aquele que estiver na escola no momento da leitura: alunos, professores, direção, funcionários, pais e visitantes. O objetivo é que todos que estejam na escola, parem para ler. Outra atividade é que a escola, apesar de não ter de uma biblioteca, irá dispor para os alunos o sistema de empréstimo de livros, para que eles possam ler em casa.

Um comentário:

Anônimo disse...

na verdade uma sugestao.
que o aluno leia 15 minutos em casa como parte da sua tarefa. 'e isso ue se az aqui nos eua e funciona muito bem... precisamos de livros, muitos livros.